O Futuro é Agora! A Tecnologia e a Medicina Dentária Moderna

Set 20, 2021 | Tecnologia

O Futuro é Agora! A Tecnologia e a Medicina Dentária Moderna

Qual a importância da tecnologia na medicina dentária?

A utilização de um fluxo digital, através das mais avançadas tecnologias, estão a revolucionar a Medicina Dentária.

A tecnologia digital é um grande aliado em algumas fases da criação de um sorriso. Está em constante evolução e apostamos bastante nesta área. Traz muitos benefícios na simplificação, rapidez e precisão. No entanto, o conhecimento científico e a experiência do profissional são o mais importante, na minha opinião.

O workflow digital é hoje uma realidade na medicina dentária e consegue-se realizar tratamentos quase 100% digitais. Englobam uma série de tecnologias como o scanner intra oral, a impressora 3D e a tecnologia CAD-CAM (Computer Aided Design-Computer Aided Manufacturing), sendo digital todo o processo da criação de um sorriso, desde o estudo à sua confecção.

Como funciona o scanner intra oral?

O scanner intra oral recolhe imagens detalhadas a alta velocidade e transmite-as para o computador, produzindo um modelo tridimensional, que é enviado para o laboratório. De seguida, o ceramista processa os dados enviados e cria digitalmente o desenho final, seja de um sorriso completo ou de uma faceta, de uma coroa ou de uma ponte (etapa CAD). A última fase (etapa CAM) corresponde à impressão 3D do modelo/estudo ou à fresagem das peças finais em cerâmica.

As vantagens desta tecnologia são muitas! Para além do conforto para o paciente, permite um melhor fluxo de trabalho com o laboratório, tornando os tratamentos mais rápidos e precisos.

A tecnologia no diagnóstico de patologias: Exames complementares de diagnóstico bi e tri- dimensionais

A tecnologia, no âmbito dos equipamentos de aquisição radiográfica bi e tri-dimensional, também tem um carácter significativo na prática clínica, como ferramentas de diagnóstico importantíssimas, apesar de ser imprescindível o exame clínico.

A radiografia corresponde a um exame que permite ao médico dentista visualizar o interior das peças dentárias e as suas estruturas anatómicas de suporte e adjacentes. Através do mesmo, conseguimos detectar patologias da cavidade oral, como por exemplo lesões cariosas ou lesões periapicais. A radiografia também é fundamental no decorrer de determinados procedimentos, como na colocação de implantes dentários ou dos tratamentos endodônticos (tratamentos de canal).

Tecnologia de Medicina Dentária na MD KINIC

Tecnologia de Medicina Dentária na MD KINIC

As técnicas mais recentes de aquisição de imagem tridimensional inclui o CBCT (tomografia computorizada de feixe cónico). Este exames permite a obtenção de imagens 3D, sendo mais preciso na detecção de patologias e de detalhes da cavidade oral e suas estruturas adjacentes. A vantagem do CBCT em relação à TAC (tomografia computorizada axial) é a menor quantidade de radiação que o paciente é exposto e o melhor manuseamento/processamento das imagens, em programas digitais.

O correto diagnóstico é um ponto fundamental e na MD KLINIC damos extrema importância à consulta diagnóstico, pelo que, quanto maior for a precisão nos exames complementares, mais fidedigno e personalizado se torna o plano de tratamento do nosso paciente.”

Dra. Joana Vieira – Reabilitação Oral & Estética Dentária

Marque a sua Consulta

Funchal, Machico ou Caniçal

Fazer Marcação

As nossas Clínicas

MD KLINIC Funchal
Rua Ivens 3B, Ed. Dona Mécia, 1º Andar E 9000-046 Funchal

MD KLINIC Machico
Rua do Major nº6, 1º andar, 9200-096 Machico

MD KLINIC Caniçal
Rua do Centro Cívico, n°6 Sítio Banda D‘Além 9200 Caniçal

Redes Sociais

Visite a MD Klinic

Marque a sua consulta