Qual a importância da tecnologia na medicina dentária?
A utilização de um fluxo digital, através das mais avançadas tecnologias, estão a revolucionar a Medicina Dentária.
A tecnologia digital é um grande aliado em algumas fases da criação de um sorriso. Está em constante evolução e apostamos bastante nesta área. Traz muitos benefícios na simplificação, rapidez e precisão. No entanto, o conhecimento científico e a experiência do profissional são o mais importante, na minha opinião.
O workflow digital é hoje uma realidade na medicina dentária e consegue-se realizar tratamentos quase 100% digitais. Englobam uma série de tecnologias como o scanner intra oral, a impressora 3D e a tecnologia CAD-CAM (Computer Aided Design-Computer Aided Manufacturing), sendo digital todo o processo da criação de um sorriso, desde o estudo à sua confecção.
Como funciona o scanner intra oral?
O scanner intra oral recolhe imagens detalhadas a alta velocidade e transmite-as para o computador, produzindo um modelo tridimensional, que é enviado para o laboratório. De seguida, o ceramista processa os dados enviados e cria digitalmente o desenho final, seja de um sorriso completo ou de uma faceta, de uma coroa ou de uma ponte (etapa CAD). A última fase (etapa CAM) corresponde à impressão 3D do modelo/estudo ou à fresagem das peças finais em cerâmica.
As vantagens desta tecnologia são muitas! Para além do conforto para o paciente, permite um melhor fluxo de trabalho com o laboratório, tornando os tratamentos mais rápidos e precisos.
A tecnologia no diagnóstico de patologias: Exames complementares de diagnóstico bi e tri- dimensionais
A tecnologia, no âmbito dos equipamentos de aquisição radiográfica bi e tri-dimensional, também tem um carácter significativo na prática clínica, como ferramentas de diagnóstico importantíssimas, apesar de ser imprescindível o exame clínico.
A radiografia corresponde a um exame que permite ao médico dentista visualizar o interior das peças dentárias e as suas estruturas anatómicas de suporte e adjacentes. Através do mesmo, conseguimos detectar patologias da cavidade oral, como por exemplo lesões cariosas ou lesões periapicais. A radiografia também é fundamental no decorrer de determinados procedimentos, como na colocação de implantes dentários ou dos tratamentos endodônticos (tratamentos de canal).
As técnicas mais recentes de aquisição de imagem tridimensional inclui o CBCT (tomografia computorizada de feixe cónico). Este exames permite a obtenção de imagens 3D, sendo mais preciso na detecção de patologias e de detalhes da cavidade oral e suas estruturas adjacentes. A vantagem do CBCT em relação à TAC (tomografia computorizada axial) é a menor quantidade de radiação que o paciente é exposto e o melhor manuseamento/processamento das imagens, em programas digitais.
O correto diagnóstico é um ponto fundamental e na MD KLINIC damos extrema importância à consulta diagnóstico, pelo que, quanto maior for a precisão nos exames complementares, mais fidedigno e personalizado se torna o plano de tratamento do nosso paciente.”