Tudo o que Precisa de Saber Sobre: Facetas Cerâmicas

Set 20, 2021 | Estética Dentária

Tudo o que Precisa de Saber Sobre: Facetas Cerâmicas

Já pensou como um sorriso bonito pode potencializar o sucesso na sua vida? Aprenda mais sobre as Facetas.

O poder do sorriso é enorme, tanto a nível pessoal como profissional. O sorriso é um fator de sucesso na vida. Quem tem um sorriso naturalmente bonito não tem consciência dos efeitos negativos que a falta de confiança no sorriso pode acarretar em todos os aspectos da vida das pessoas que não carecem dessa confiança. Desta forma, é essencial poder sorrir abertamente, sem receios ou constrangimentos.

Se tenciona mudar o seu sorriso através das facetas cerâmicas, é importante que se informe sobre todo o processo de reabilitação do sorriso.

Então, o que são as facetas cerâmicas?

As facetas cerâmicas são finas (mas resistentes) peças de cerâmica que são aplicadas na parte da frente dos dentes. É um tratamento de alta estética dentária minimamente invasivo que permite corrigir problemas estéticos de forma totalmente personalizada ao rosto do paciente e transforma o sorriso de forma natural e duradoura. As facetas permitem alterar a cor, o formato e o tamanho dos dentes.

É necessário colocar facetas em todos os dentes visíveis no sorriso?

A versatilidade é uma das grandes vantagens deste tratamento. A reabilitação oral com facetas permite corrigir imperfeições ao nível da cor, forma e tamanho dos dentes.

Apesar do aumento da procura para melhorar ou renovar o sorriso, as facetas não têm necessariamente de ser usadas para transformar totalmente um sorriso. Se, por exemplo, um dente estiver escurecido ou com fratura, sendo o único elemento inestético no sorriso, é possível fazer-se só uma faceta desse mesmo dente. Com as cerâmicas hoje em dia utilizadas consegue-se que o dente, onde foi aplicada a faceta, fique idêntico aos outros dentes naturais.

Quais são as indicações das facetas cerâmicas?

Os problemas estéticos que podem ser resolvidos através da aplicação do tratamento com facetas cerâmicas são:

  • Dentes manchados ou escurecidos
  • Dentes com desgaste ou fraturados
  • Dentes com tamanho pequeno e com alterações de formato
  • Dentes ligeiramente desalinhados
  • Dentes com espaços entre eles (diastemas)

Por onde começar para renovar o sorriso?

A primeira consulta de diagnóstico é o primeiro passo e é uma das fases fundamentais para o sucesso do tratamento com facetas cerâmicas. É importante, em conjunto com o médico dentista, o paciente conversar sobre as suas insatisfações e as expectativas estéticas do seu sorriso.

Numa primeira fase é essencial avaliar a condição da sua saúde oral e determinar se é necessário realizar algum tipo de tratamento dentário antes da aplicação das mesmas. Os seus dentes e gengivas devem estar saudáveis e livres de qualquer patologia oral. Também é importante determinar quantas facetas serão necessárias para obter o resultado estético pretendido.

É um tratamento previsível desde o início, uma vez que todo planeamento do futuro sorriso é efetuado antes de se avançar. Através do registo fotográfico e do estudo digital do sorriso, o resultado final pode ser visualizado pelo paciente, na sua boca, através do mock-up. Assim, é possível perceber como ficará o seu sorriso antes de iniciar o tratamento.

Assim, quais são os passos para a aplicação das facetas?

  1. Consulta de diagnóstico e análise do sorriso;
  2. Tratamentos dentários ou gengivais prévios (caso sejam necessários);
  3. Desenho digital do futuro sorriso  e consulta de Mock-up;
  4. Preparos minimamente invasivos dos dentes e colocação das facetas provisórias;
  5. Prova e colocação das facetas definitivas;

Como são colocadas as facetas? Podem cair?

Esta é uma dúvida bastante comum, à qual a resposta é não, não podem cair.

As facetas devem ser colocadas nos dentes através de um protocolo complexo de adesão, onde são aplicadas técnicas adesivas e materiais específicos para que haja longevidade da reabilitação.

Caso o médico dentista utilize os protocolos de adesão adequados, esta é uma reabilitação duradoura e, com os cuidados adequados, podem durar décadas. Deve tratá-las da mesma forma de como deve cuidar os seus dentes naturais, através do uso do fio dentário e de escovagem regular. Além disso, as consultas regulares com o médico dentista são fundamentais.

Quanto custa um tratamento com facetas cerâmicas?

O valor deste tratamento de alta estética dentária varia consoante alguns fatores, tais como:

  • A necessidade de tratamentos prévios – por vezes, são necessários tratamentos de lesões cariosas ou tratamentos endodônticos (tratamentos de canal) antes da aplicação das facetas;
  • O número de facetas necessárias para a mudança pretendida;
  • A capacidade técnica e artística do ceramista que confecciona as facetas;
  • Protocolos realizados pelo médico dentista.

A reabilitação com facetas corresponde a uma grandiosa mudança na qualidade de vida e na confiança em sorrir. O sorriso pode traduzir um bem estar e fazer toda a diferença em momentos importantes da nossa vida. Desta forma, é essencial poder sorrir abertamente, sem receios ou constrangimentos, com o sorriso que sempre desejou.

Gostava de melhorar o seu sorriso com facetas cerâmicas? Agende a sua consulta de avaliação e venha conhecer a MD KLINIC.

Dra. Joana Vieira – Reabilitação Oral & Estética Dentária

Marque a sua Consulta

Funchal, Machico ou Caniçal

Fazer Marcação

As nossas Clínicas

MD KLINIC Funchal
Rua Ivens 3B, Ed. Dona Mécia, 1º Andar E 9000-046 Funchal

MD KLINIC Machico
Rua do Major nº6, 1º andar, 9200-096 Machico

MD KLINIC Caniçal
Rua do Centro Cívico, n°6 Sítio Banda D‘Além 9200 Caniçal

Redes Sociais

Visite a MD Klinic

Marque a sua consulta