O sorriso pode enaltecer ou suscetibilizar a confiança e autoestima das pessoas. Um sorriso saudável, radiante e sobretudo confiante é, sem dúvida, um factor de sucesso na vida das pessoas, que também contribui na manutenção da saúde mental.
Cada vez mais, as pessoas preocupam-se com a sua imagem. O medo, a preocupação e a insegurança, podem estar diretamente relacionados com um aspecto indesejável do sorriso e também podem fazer com que a pessoa perca oportunidades importantes em diversas áreas da sua vida, tanto a nível pessoal como profissional. O facto de não sorrir, numa entrevista de emprego, por exemplo, pode ser um fator determinante para não ficar com o mesmo. Até as relações pessoais podem ficar comprometidas porque, ao não sorrir ou tapar a boca, pode passar a ideia de não ser uma pessoa simpática ou confiante, respetivamente.
A insatisfação com o sorriso pode ter implicações negativas na vida de uma pessoa, impedindo-a de se mostrar ao mundo como realmente é e pode afetar a forma como esta encara a vida. Os problemas de autoestima podem não permitir que a pessoa chegue onde deseja chegar na vida, seja a nível pessoal ou profissional.
Os tratamentos de harmonização orofacial, que incluem a transformação de sorrisos, são vários. Pode ser suficiente um branqueamento dentário; pode ser só necessário focarmo-nos em um só dente, se for o único factor a desarmonizar o sorriso; como também pode ser necessário intervir em mais dentes ou mais estruturas da face.
O meu principal objetivo é encontrar o sorriso perfeito para cada um e contribuir para o seu empoderamento pessoal. A procura da beleza num sorriso não tem necessariamente a ver com simetria mas sim com harmonia. A felicidade é acima de tudo um estado de espírito.
Artigo de: Dra Joana Vieira.